Classificação e ocorrência

Ciclo de vida de um sauveiro

Um sauveiro vive cerca de 15 anos, abriga até 5.000.000 de formigas e, a partir de sua fase adulta, consome cerca de 1 tonelada de folhas/ano. É uma comunidade gigante, muito bem organizada e com um apetite enorme. Ao longo de sua vida reprodutiva esse mesmo formigueiro vai gerar quase 1.000 outros sauveiros e cerca de 4,8 bilhões de formigas operárias - um exército considerável de insetos cortadores de folhas! Veja, a seguir, como é o ciclo de vida de um sauveiro.

Agora, vamos conhecer com mais detalhes a origem, as espécies e os prejuízos que as formigas cortadeiras podem causar para a agricultura em geral. Siga a trilha...



Trilha das formigas cortadeiras


As formigas cortadeiras são formigas que utilizam vegetais para cultivar o fungo do qual se alimentam. São insetos da família Formicidae (que reúne todas as formigas) e pertencem à subfamília Myrmicinae - Tribo Attini.


As formigas cortadeiras pertencem a dois gêneros cultivadoras de fungos: as do gênero Atta (saúvas) e as do gênero Acromyrmex (quenquéns).


Ambas podem cortar plantas monocotiledôneas (folhas estreitas) como o milho e a cana-de-açúcar e, também, as plantas dicotiledôneas (folhas largas) como eucaliptos cítrus, seringueiras e outras. Por isso, elas causam sérios danos às culturas.



Quem são as formigas?
Reino Animalia
Classe Insecta
Subordem Apocrita
Superfamília Formicoidea
Família Formicae
Subfamília Myrmicinae
Tribo Attini
Gênero Atta / Acromyrmex
www.drformigao.com.br
Ocorrência