Dicas de utilização

Máximo rendimento de controle


É preciso seguir alguns passos de manejo para obter máximo potencial de combate e rendimento das Iscas Formicidas MIREX-S


Identificando o formigueiro


Primeiro, localize o murundum - nome dado ao monte de terra solta de um formigueiro.

Em seguida, certifique-se da espécie de formiga a ser combatida (saúva ou quenquém).

Essa etapa é fundamental para total eficiência de controle, pois é em função da área de terra solta que calculamos a dosagem necessária de iscas para o combate.


Como medir um formigueiro


Meça a área de terra solta (m²) com uso de uma trena ou passadas largas de aproximadamente um metro.

Para todas as espécies de saúvas, com exceção da Capiguara (saúva parda), a área de terra solta do formigueiro é calculada multiplicando-se a maior largura pelo maior comprimento do murundum. Assim, um formigueiro de 10 metros de comprimento por 6 metros de largura, terá uma área de 60 metros quadrados: 10 x 6 = 60m².


Formigueiro de Saúva


Formigueiro de Saúva


No caso da Capiguara (saúva parda), o cálculo da área deve incluir o monte de terra solta, as rosetas e os discos existentes ao seu redor.


Formigueiro de Capiguara

Formigueiro de Capiguara

Já para o controle de Quenquéns, use a dose recomendada, sem a necessidade de medição da área de terra solta.


Aplicação das Iscas


As iscas devem ser aplicadas diretamente da embalagem, sem contato manual, ao lado dos carreiros com maior movimentação de formigas e, também, próximo aos olheiros ativos. É importante lembrar que as iscas não devem ser aplicadas dentro dos olheiros, pois serão rejeitadas pelas formigas.

Distribua as iscas próximo ao maior número possível de olheiros, completando o tratamento do formigueiro e aplicando toda a isca necessária em uma única operação. Se houver necessidade de repasse, este deverá ser realizado somente após 60 a 90 dias da primeira aplicação. As aplicações sucessivas, sem respeitar esse intervalo de tempo, podem ocasionar a não aceitação das iscas.


Lembre-se: não aplique o produto em dias chuvosos, com ameaça de chuvas ou em solos úmidos. A umidade pode prejudicar o transporte das iscas para o interior do formigueiro, comprometendo assim a eficiência do controle.


Em casos de áreas muito infestadas, com formigueiros desestruturados e com dificuldade na medição correta de suas áreas, é muito importante que se combata uma grande área por dia de trabalho. Cobrir uma diversa extensão de área em um mesmo dia - identificar, medir e tratar todos os formigueiros, fazendo a aplicação em olheiros isolados permite minimizar possíveis erros de dosagem e maximizar o sucesso no combate.


Momento da aplicação das Iscas

O momento ideal para aplicação das iscas é quando os formigueiros a serem combatidos, em uma determinada área, estejam em plena atividade externa no mesmo período.

Saber a hora certa de começar o combate é um fator muito importante.

Por isso, se alguns formigueiros cessarem suas atividades devido a chuvas prolongades, combate inadequado, entrada de máquinas e implementos, ou quaisquer tipos de interferências, aguarde até a maioria deles retomem suas atividades normais.


Armazenamento adequado


Para preservar a qualidade do produto, é importante armazená-lo em lugar seco, ventilado e coberto, evitando o contato com piso - mantendo-o em sua embalagem original, fechada.


Não armazene a Iscas Formicidas MIREX-S junto a outros produtos químicos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas, combustíveis e produtos que exalem cheiro forte, pois poderão prejudicar sua atratividade.




Estimativa de uso


De acordo com o tipo de formiga, preencha as informações para o cálculo da quantidade de iscas.