Mirex-S - Iscas Formicidas

Classificação e ocorrência

Ciclo de vida de um sauveiro

Um sauveiro pode viver até 20 anos, abriga até 5.000.000 de formigas e, a partir de sua fase adulta, consome cerca de 1 tonelada de folhas/ano. É uma comunidade gigante, muito bem organizada e com um apetite enorme. Ao longo de sua vida reprodutiva esse mesmo formigueiro vai gerar quase 1.000 outros sauveiros e cerca de 4,8 bilhões de formigas operárias - um exército considerável de insetos cortadores de folhas! Veja, a seguir, como é o ciclo de vida de um sauveiro.

#

Agora, vamos conhecer com mais detalhes a origem, as espécies e os prejuízos que as formigas cortadeiras podem causar para a agricultura em geral. Siga a trilha...

Trilha das formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são formigas que utilizam vegetais para cultivar o fungo do qual se alimentam. São insetos da família Formicidae (que reúne todas as formigas) e pertencem à subfamília Myrmicinae - Tribo Attini, que concentra os gêneros das formigas cultivadoras de fungo para sua alimentação.

As formigas cortadeiras pertencem a dois gêneros cultivadoras de fungos: as do gênero Atta (saúvas) e as do gênero Acromyrmex (quenquéns).

Esses são os dois gêneros de importância econômica para o Agronegócio brasileiro, uma vez que são presentes em todas as culturas agrícolas, ocorrendo em gramíneas como pastagem, cana e milho e, em cultura de folha larga como café, soja, citrus e nas florestas plantadas de eucalipto e pinus, onde são consideradas de maior importância.

Quem são as formigas cortadeiras?
Classificação Toxinômica

Reino

Animalia

Filo

Arthropoda

Classe

Insecta

Ordem

Hymenoptera

Família

Formicidae

Subfamília

Myrmicinae

Tribo

Attini

Gêneros

Atta / Atta e Acromyrmex

Saiba mais em www.drformigao.com.br